Sitemap o Que é e Qual Sua Importância Para o SEO?

Sitemap o Que é e Qual Sua Importância Para o SEO?

Sitemap: o que é e qual sua importância para o SEO?

Quando se trata de melhorar o ranqueamento do seu website, o sitemap pode ser um bom parceiro. Sitemap é um arquivo (XML, HTML, etc.) que é preenchido com URLs que estão associados a um único website.

Ele ajuda o Google e outros motores de busca a entender facilmente a estrutura e a organização do conteúdo do seu website durante o rastreamento. Portanto, o sitemap pode ser considerado um registro de cada página no site.

Sitemaps fazem a navegação em um site ser mais fácil e, se atualizados periodicamente, serão bons tanto para os motores de busca quanto para os seus usuários.

Sitemaps ajudam os motores de busca a entender a estrutura do seu website durante o rastreamento.

A importância do sitemap para o SEO

Um sitemap XML é importante para o SEO por se tratar de um arquivo que nos permite listar páginas de um site que devem ser encontrados nos resultados de busca.

Conforme necessário, eles funcionam como um diretório com um índice de informações de sites e apresentam tais dados ao usuário mediante solicitação. A principal função do sitemap para SEO é a capacidade que ele tem para permitir que os motores de busca rastreiem sites para, então, coletar informações.

Quando você consegue fazer com que seu website seja bem ranqueado pelos motores de busca, ele vai se tornar mais visível para muitos usuários da Internet, aumentando, assim, seu tráfego.

Essa ferramenta não é só importante pelo fato de ser detentora de uma lista de URLs do website. Ela é, também, responsável por outras ricas informações, como a relação entre elas, as seções a que pertencem, a última data de modificação, quantas vezes uma página foi alterada, entre outras.

Milhões de sites atualizam seus conteúdos diariamente. Os sitemaps têm permitido que os motores de busca rastreiem esses conteúdos recém-atualizados mais facilmente, permitindo que sejam descobertos com mais rapidez e precisão.

Um sitemap XML será eficiente quando se tem um website com uma estrutura complicada ou muitas ligações internas. O site deve possuir, também, páginas dinâmicas (ocorre principalmente para e-commerce).

Sua eficiência é aplicada, ainda, a sites novos ou se ele tiver apenas alguns links externos. E se ele for consistente e já tiver conteúdo arquivado.

Vantagens do sitemap

Além da importância citada acima, podemos destacar duas grandes vantagens do uso de um sitemap.

Uma delas é permitir uma atuação mais estratégica por parte de uma empresa na construção do conteúdo de seu website. A empresa poderá mostrar aos mecanismos de busca exatamente onde ela quer que os resultados sejam encontrados e quais páginas e conteúdos devem estar destacados.

Uma menor dependência da relação com links externos para que o mecanismo de busca faça o ranqueamento é outra vantagem que merece destaque.

Sitemaps não são uma novidade em se tratando de técnicas de SEO, mas, mesmo que essa ferramenta não seja primordial para o sucesso de um projeto, não podemos deixá-la de lado caso procuremos uma maior visibilidade na web.

E aproveite para compartilhar seu conhecimento sobre o assunto em questão ou exemplificar suas experiências com seu website aqui nos comentários.

Share

NInja 01

Treinado nas profundezas da Colina histórica de Feng Xhin, o ninja 01 é o especialista em SEO da equipe e coordena todas as técnicas avançadas que são usadas pelo clan para surpreender os competidores e aparecer no Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *