Qual a importância do funil de vendas para atrair mais clientes

Qual a importância do funil de vendas para atrair mais clientes

Qual a importância do funil de vendas para atrair mais clientes?

Sabe-se que atualmente, uma venda não se conclui antes que uma relação de confiança cresça entre quem oferece o produto ou serviço e quem fecha a compra.Existem, portanto, algumas etapas dentro da trajetória de um usuário frente a um site ou blog e cada uma delas tem sua relevância perante os resultados.

Um prospect é aquele usuário que entrou em contato com seu site pela primeira vez, essa pessoa poderá se tornar um lead, e por fim uma persona se o caminho percorrido for adequado a seus quereres. Estar ciente em que estágio um visitante se encontra dentro de seu site é de importância vital para um bom diálogo.

Será através de um conteúdo pertinente que seu site atrairá esses leads qualificados (consumidores em potencial). Vale lembrar que as postagens de um site ou blog não devem restringir-se a somente o público comprador.

Deste caminho que seu possível cliente irá traçar, podemos destacar alguns momentos como, a descoberta do seu produto, o aprendizado sobre o mesmo, o consumo, o feedback sobre a experiência que sentiu ao consumir e seu retorno em uma nova compra.

Essa jornada do indivíduo é usualmente chamada de funil de vendas e possui três etapas principais, que podem subdividir-se. A seguir iremos explanar melhor cada fase deste funil e denotar suas potenciais funções dentro de uma venda.

Topo do Funil

A palavra-chave é atração, faça da primeira impressão a melhor possível.

Para entender o conceito do funil de vendas, imagine realmente um funil em sua posição de filtração, existe o Topo, a maior parte, onde há mais espaço, por conseguinte, mais pessoas e como reflexo disso mais materiais para este público também.

Este primeiro contato com seu público deve ser de conteúdo atrativo, não é hora de vender, mas sim de causar uma boa impressão, despertando a curiosidade, fazê-lo notar seu próprio problema antes ignorado, de sua necessidade a ser resolvida.

É interessante que essa consciência advenha do próprioprospect, afinal quando estes sentem que descobriram alguma falha ou pendência terão muito mais afinco em buscar a solução. É aqui que seu material entrará em ação.

O conteúdo deve ser leve, objetivo, de fácil acesso e claro. Deverá ser um material que estimule seu potencial cliente a querer saber mais sobre sua empresa, atraí-lo através do oferecimento de novas perspectivas.

Fique atento a este público e não descuide em hipótese alguma, acreditando que não trarão retorno, lembre-se que é desse perfil que advêm o maior tráfego orgânico.

Vale ressaltar também que com o crescimento do conceito Inbound Marketing, essa fase se tornou ainda mais essencial para a atração e retenção de público.

Meio do Funil

O carrinho está a caminho de uma compra efetiva, basta ser certeiro para se alinhar com seus leads.

O Meio do funil de vendas é a fase de transformação, seus visitantes passam a ser assíduos e desta forma tornam-se lead. Nesta etapa, a identificação com o seu produto ou serviço já aconteceu, em alguns casos, este lead já se tornou até mesmo defensor de sua marca, e planeja um dia consumi-la.

Embora não seja o momento ainda de uma venda efetiva, o diálogo nesta fase se modifica um pouco, mais informações poderão ser fornecidas a fim desse indivíduo conheça mais aprofundadamente sobre sua empresa, e consequentemente tenha mais confiança para quando chegar a hora da compra.

Conte com seu poder de persuasão para convencê-lo de sua qualidade. É aqui que o relacionamento se aprofunda e há a conversão de leads.

Fundo do Funil

Finalmente a etapa do funil de vendas em que a compra acontece.

Chegamos então à última fase do funil de vendas, o Fundo, a menor porção, é nesta fase em que os leads com intenção de compra irão efetivamente tornarem-se clientes, é quando estes fecham de fato um negócio.

O conteúdo do seu site para este perfil deve ser dedicado ao seu produto em si, é a hora de sua autopromoção, de mostrar através de estudos de casos, pesquisas de mercado o quão qualificado é o material que sua empresa oferece. São as ideias mais efetivas na conversão.

Nesta etapa o lead se torna a persona de seu negócio, é o cliente consumidor, que deverá receber um conteúdo direto e tirar quaisquer dúvidas que restaram para efetivar a compra. É aqui que o papel do vendedor entra em ação e o marketing tem uma menor demanda.

Ainda assim, embora saibamos que o número de pessoas nesta parte do funil de vendas seja bem menor que no topo, não se deve deixar descuidar da alimentação de conteúdo para essas, é este constante estímulo que fará desta persona um cliente fidelizado.

Esta importância da fidelização é o que diverge algumas empresas e agências de marketing , que vêm nesta prática uma nova e indispensável etapa que deve ser considerada como parte do funil de vendas.

Por que o Funil de Vendas se tornou indispensável para uma estratégia de marketing?

É importante enxergar que o funil de vendas é mais que um plano de estratégia de marketing, ele é a estrutura que vai sustentar seu negócio com as ações que irão guiar e coordenar seu negócio.

O funil de vendas é, portanto, todos os processos de uma venda elencados, captação, educação, maturação, convencimento, conversão e fidelização de clientes. Em suma é um mecanismo para encontrar seu público-alvo e, por conseguinte, torná-lo a sua persona, o seu consumidor.

Das vantagens que o uso do funil de vendas pode trazer para sua empresa, além de todas as que já foram descritas, podemos ainda elencar:

  • Maior eficiência e produtividade.
  • Consciência do que precisa ser melhorado.
  • Redução do desperdício de energia e materiais.
  • Decréscimo de vendas mal sucedidas.
  • Feedbacks efetivos, onde pontos a ser melhorados são mais facilmente visíveis.

E você, já utiliza desta ferramenta para atrair seu público? Comente abaixo sua experiência no assunto, tire suas dúvidas!

Conheça mais sobre Marketing de Conteúdo, navegando em nosso blog.

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NInja 01

Treinado nas profundezas da Colina histórica de Feng Xhin, o ninja 01 é o especialista em SEO da equipe e coordena todas as técnicas avançadas que são usadas pelo clan para surpreender os competidores e aparecer no Google.

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