O Que São Backlinks e Qual a Importância Deles Para o Seu Site?

O Que São Backlinks e Qual a Importância Deles Para o Seu Site?

O que são backlinks e qual a importância deles para o seu site?

Backlinks são todos os links, de qualquer lugar da web, que levam até seu site. Traduzido do inglês, o termo ficaria como “link – ou elo – externo”. Quanto mais links de outros sites apontarem para o seu, melhor será o posicionamento do seu site na busca do Google – porque os links indicam que ele é muito relevante.

Quanto mais links confiáveis você tiver, melhor para seu site.

Tipos de backlinks

Existem cinco tipos principais de backlinks, mas antes de conhecê-los precisamos entender o conceito de Link Juice.

Com os backlinks clássicos, que redirecionam o usuário à página inicial de um site ou blog ou a um artigo específico, vem o link juice. Este “suco” de link é uma parcela da autoridade, medida via ferramenta PageRank do Google, do site de saída que é passada para o site de destino. O link juice vai ajudar o site de destino a melhorar seu próprio ranqueamento no Google.

Mas nem sempre o link juice passa de um site a outro naturalmente, devido aos outros tipos de backlink que existem, como:

  • Nofollow links: um backlink com a tag “nofollow” é incompleto, ou seja, não leva o usuário até o site de destino. Quando você quiser controlar a quantidade de link juice que sai do seu site, adicione o “nofollow” ao link. Essa é uma prática comum para evitar spams e propagandas em comentários.
  • Dofollow links: ao contrário do “nofollow”, o “dofollow” permite que o link seja completo e o link juice flua para o site de destino.
  • Root domain links: apontam ao seu site e vêm de um mesmo local, caracterizado pelo domínio. Por mais que haja diversos links levando ao seu blog, apenas um será computado.
  • Low quality links: são os backlinks comprados, ou vindos de sites pobres, como sites de pornografia ou de spam. Esses links comprometem e pioram seu ranqueamento no Google.
  • Internal links: são os links de dentro do seu próprio site ou blog, que existem com o objetivo de apontar ao usuário conteúdos afins e fazer com que ele permaneça mais tempo no seu site.

As palavras que estão ligadas ao link formam o chamado “anchor text” (texto-âncora) e devem ser bem escolhidas. Aposte em palavras-chave nas quais você está tentando ganhar autoridade perante o Google.

Por que os backlinks são importantes?

Os links de qualidade são importantíssimos, embora não sejam mais os principais fatores usados no cálculo do PageRank.

Com a mudança do algoritmo do Google, em 2016, os links comprados, ganhos através de práticas de spam e feitos em sites cujo conteúdo nada tem a ver com o do seu site ou blog passaram a contar pontos negativos no ranqueamento.

Essa mudança aconteceu para que, cada vez mais, os backlinks demonstrem a autoridade de um site.

Os backlinks influenciam no ranqueamento do seu site nas buscas do Google.

Como conseguir backlinks

A primeira dica é óbvia: não compre links, e livre-se daqueles comprados ou adquiridos via spam.

Invista no seu conteúdo, criando, além de artigos úteis, tutoriais, listas e outros conteúdos que podem despertar o interesse de sites de referência.

Procure escrever guest posts para outros sites, e abra o seu para receber guest posts também. A parceria entre sites é uma via de mão dupla: todos saem ganhando.

Fortaleça seus links internos e espalhe seu conteúdo comentando, sempre que for relevante, em outros sites, blogs e fóruns.

O processo chamado de link building é longo e trabalhoso, porém recompensador. Os backlinks são fundamentais para criar autoridade na internet e levar mais pessoas ao seu site.

Continue conosco para mais dicas!

Share

NInja 01

Treinado nas profundezas da Colina histórica de Feng Xhin, o ninja 01 é o especialista em SEO da equipe e coordena todas as técnicas avançadas que são usadas pelo clan para surpreender os competidores e aparecer no Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *