Custo de aquisição do cliente: Saiba tudo sobre o assunto

Custo de aquisição do cliente: Saiba tudo sobre o assunto

Custo de aquisição do cliente (CAC): o que é e como saber?

Basicamente, o conceito do custo de aquisição de cliente (CAC) se refere a uma das métricas de marketing que nunca devem ser ignoradas, já que ela reproduz o rendimento do empreendimento financeiramente, comprovando o alcance das suas ações de publicidade.

Vale destacar que o CAC é bastante comum nas empresas e essencial para a avaliação da chance de sucesso de um certo de modelo de gestão, definindo o tamanho de investimento necessário para atrair um novo consumidor ao seu negócio.

Na maioria das vezes, o CAC é utilizado em parceira com técnicas variadas, com o intuito de estipular a margem de lucro de uma companhia, sobretudo em comparação com o valor de tempo de vida do cliente (VTVC).

O que é o custo de aquisição do cliente?

Custo de aquisição do cliente revela o quanto é preciso investir para atrair consumidores.

O termo Custo de Aquisição de Cliente é oriundo da expressão em inglês CustomerAcquisitionCost e aponta o quanto um empreendimento está focado em investir para obter um novo consumidor.

Dessa maneira, o CAC necessita contar com um trabalho em equipe no decorrer do processo de funil de vendas, desde despertar o interesse do seu visitante, a elaboração de conteúdo válido e até a concretização de uma compra.

Portanto, é necessário ter bastante noção no momento de fechar o cálculo dessas despesas, sendo que o mais recomendado é que você conte, de forma antecipada, com controle do processo de venda, principalmente, a quantidade de clientes que tem o poder de gerar e o investimento que cada fase exige.

Afinal, quanto mais informações você já tiver à sua disposição, mais assertivo será o cálculo do CAC e as revisões a serem executadas para tornar essa métrica extremamente eficaz.

Como deve ser o cálculo do CAC?

O cálculo do Custo de Aquisição de Clientes é bastante simples, realizado pela divisão da quantidade gasta com o marketing de aquisição (MA) pela quantia total de clientes adquiridos (CA) dentro de um espaço de tempo definido.

Em resumo, a fórmula é a seguinte: CAC = Total dos investimentos / Quantidade de clientes adquiridos.

É importante ressaltar que as despesas com a programação de marketing contam com valores para realizar ações off e online, criação de material, publicidade em veículos de comunicação, impressão de panfletos e outros meios de divulgação que gerem despesas para o seu empreendimento.

Desta maneira, é possível pontuar que a conta para atingir o CAC ideal não é complexa, só que você necessita tomar muito cuidado em certos quesitos para que não mascar a realidade da sua gestão empresarial.

Cliente

O Custo de Aquisição de Cliente se centraliza totalmente na figura do cliente de seu empreendimento. Por isso, a lógica é de que só podem entrar nas suas contas aqueles consumidores que foram atraídos de maneira direta pelos investimentos em marketing e vendas.

Isso significa que, se um YouTuber cita por vontade própria a sua marca e lhe rende três clientes, esses não devem ser adicionados à quantidade de clientes. Afinal, a menção do vídeo não estava prevista no seu planejamento e ninguém se esforçou ou colocou dinheiro com a finalidade de atrair esses três consumidores.

Investimento

O total dos investimento necessita levar em consideração somente as despesas que têm a ver diretamente com a fidelização do seu mercado-alvo, que normalmente abrange os setores de vendas e marketing.

Mas, então, o que deve fazer parte do seu total de investimentos? A princípio, você necessita ser inteiramente honesto consigo mesmo e envolver todos os dados que constam no seu planejamento de publicidade, relacionamento e fechamento de venda: remuneração dos colaboradores, comissões, qualificação de funcionários, compra de equipamentos e programas, compra de divulgação em múltiplas plataformas, assessoria de impressa, contatos por telefone, panfletos, atuação em acontecimentos variados e viagens.

Período

É essencial que o Custo de Aquisição de Cliente seja avaliado em um espaço de tempo determinado. Esse período pode ser planejado mensalmente, trimestralmente, semestralmente, anualmente ou da maneira que for mais eficiente para a sua empresa.

No entanto, quando a sua opção é por efetuar essa tarefa todos os meses, a tendência é conseguir aprimoramentos com mais celeridade, sendo possível ficar mais sensível às mudanças necessárias ao longo do caminho.

Numa companhia que se encontra em um estágio embrionário da aplicação do marketing digital, é comum que o número de novos consumidores não compense todo o investimento. Isso acontece porque a formulação da estratégia leva tempo e o retorno pode demorar ou mesmo chegar somente a longo prazo.

Lembrando que, em alguns períodos, você pode realizar um investimento acima da média, através da aquisição de um programa inovador. Só que é preciso se tranquilizar e saber que o preço do CAC tende a se equilibrar com o passar dos meses.

Como descobrir se o seu custo de aquisição do cliente é satisfatório

Empresas podem ter dificuldade nos primeiros meses, mas o CAC não deve ser questionado nesta etapa.

Nos primeiros passos, é comum que o empreendimento tenha dificuldade para saber qual o nicho que se ajustará perfeitamente ao seu produto. Portanto, é gasto tempo e dinheiro em vários canais com uma eficácia inferior. No entanto, o alto custo de aquisição do cliente é algo totalmente natural.

Aos poucos, o empreendimento se encaixa e descobre o seu público-alvo ideal, ao mesmo tempo que as táticas de marketing são assertivas e adquirem consumidores com um investimento mínimo.

Por causa disso, o CAC cai consideravelmente, oportunizando que a sua companhia se consolide no mercado e se fortaleça financeiramente. No entanto, essa é a hora ideal para otimizar as estratégias e reduzir ao máximo o seu custo de aquisição do cliente.

Todavia, essa fase só se concretiza depois do ajuste de mercado, podendo levar de 12 a 18 meses para alcançar esse patamar, com poucos esforços para o fechamento de vendas e taxa mínima de cancelamento. Portanto, jamais se deve questionar o CAC antes disso.

Você já aplica o custo de aquisição do cliente no seu negócio? Aproveite os comentários para nos contar a sua experiência!

Share

NInja 01

Treinado nas profundezas da Colina histórica de Feng Xhin, o ninja 01 é o especialista em SEO da equipe e coordena todas as técnicas avançadas que são usadas pelo clan para surpreender os competidores e aparecer no Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *