
Os mecanismos de buscam estão cada vez mais exigentes e imersos em novas tecnologias. Isso gera grandes desafios para os profissionais de marketing digital e especialistas em SEO e dá o combustível necessário para novas tendências de SEO para 2019.

Novas tendências e boas ideias para começar 2019 com tudo.
Em meio a um volume cada vez maior de informações, os mecanismos de busca, como o Google, operam mudanças constantes para filtrar e selecionar o que há de melhor na rede, com a finalidade de entregar resultados cada vez mais precisos para seus usuários.
As 8 tendências em SEO
Profissionais de marketing digital precisam identificar e se adaptar às tendências mais recentes, e prever as futuras.
A internet se tornou a principal fonte de pesquisa, onde clientes buscam bens e serviços.
Com um volume tão grande de pessoas on-line, as empresas descobrem que para sobreviver é fundamental ter uma presença on-line consistente.
Nos dias de hoje, ter um site ou blog já não é mais suficiente para os negócios.
É importante saber usar as buscas por voz e os aparelhos móveis, que cada vez estão melhores. É claro que tudo isso requer novas técnicas e estratégias de ação.
Para se manter relevante nos mecanismos de busca, é imprescindível se adaptar ao ambiente em constante mudança do SEO.
O SEO se tornou uma estratégia vital no marketing digital nos últimos anos. E a tendência é se tornar cada vez mais necessário.
O sucesso exige a implementação das práticas recomendadas mais recentes em todo o site ao mesmo tempo em que estabelece autoridade com o Google. Isso não vai mudar.
Aqui vão algumas das tendências de SEO para 2019.
Indexação inicial por mobile
A cada dia mais pessoas recorrem aos seus aparelhos móveis para pesquisa on-line.
A urgência de respostas e aparelhos móveis cada vez mais eficientes, além de internet mais acessível e rápida,facilitam essa mudança.

Mecanismos de busca agora consideram mais importante a performance em aparelhos móveis para o ranquemento.
Até então o Google se baseava nos desktops para ranquear as páginas no buscador, o que levava muitas vezes a resultados ruins para os dispositivos móveis.
Desde março de 2018, o Google iniciou o processo de indexação inicial por mobile.
Isso significa, resumidamente, que o ranqueamento do Google depende da versão mobile do seu site, ou seja, plataformas desktop e mobile devem ser totalmente compatíveis em conteúdo, layout e programação.
É bom lembrar que um índice para dispositivos móveis não significa “apenas para dispositivos móveis”.
Ou seja, a indexação através dos computadores ainda existe, mas o mecanismo de busca analisará a versão mobile quando o site for migrado.
No caso da versão para celular ser a principal para o ranking, é necessário agilizar as ações para que um site responsivo.
Se sua empresa já possui um site, é importante fazer as adaptações com urgência.
Se está no processo de produção, aproveite o momento para fazer algo eficiente em todos os tipos de aparelhos – desktop ou mobile.
Você pode simular as ações dos bots através de mecanismos específicos.
Atente para a velocidade de carregamento e a experiência entregue por suas páginas no celular.
É possível testar a performance e compatibilidade do seu site com o Google Mobile Friendly.
Velocidade da página
O objetivo dos buscadores é oferecer sempre a melhor experiência para o usuário, com mais resultados.
Já não é novidade que o tempo de carregamento de uma página é um dos fatores de classificação para as páginas, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis no Google.

Não basta ter conteúdo, é preciso ter velocidade para entregar o que o usuário deseja.
É necessário entender as métricas usadas para avaliar a velocidade da página.
Há algum tempo, os sites eram avaliados apenas com base em parâmetros técnicos.
Agora, seja para computadores ou dispositivos móveis, a classificação vem de duas métricas: otimização e velocidade.
No entanto, a métrica de velocidade é relativamente nova e não apresenta mecanismos de testes e controle. Isso quer dizer que é melhor se adaptar, mas no momento ela não é crucial.
Nesse caso, o ideal é manter o foco e o controle sobre a otimização do site, fazer testes e corrigir possíveis falhas, para manter uma boa pontuação.

Cuide da imagem da sua marca na rede e melhore sua posição no ranqueamento dos mecanismos de busca.
Marca como meio de ranquear
Marcas precisam se fortalecer e se destacar nesse mar de informações, ofertas e concorrência.
Uma das tendências de SEO em 2019 é usar a marca como forma de ranquear.
Através de menções à marca na rede, o Google vai perceber sua marca como uma entidade e analisar inclusive o contexto dessas menções. Uma imagem de sua autoridade em algum campo começa a se formar.
Isso leva a outro ponto. A reputação é importante para o ranqueamento, ou seja, o contexto da menção também importa.
Por meio do contexto ,o Google consegue distinguir o que é positivo e o que é negativo e como a marca lida com essas interações.
Sentimentos em torno da menção da marca afetam a classificação do site.
Os backlinks ainda são importantes, mas vale a pena usar também backlinks não clicáveis.
Isso faz com que a menção à marca pareça espontânea, natural. Portanto, procure mencioná-la sempre que possível.
Cuide da reputação de sua marca. Resolva os problemas, tire as dúvidas, dê soluções rápidas.
Procure se envolver com seus clientes, inclusive aqueles que estão satisfeitos e fidelizados.
Faça uma busca por influencers que estejam em consonância com a sua marca, para que falem sobre você ou manter uma boa relação com os que já falam.
Observe seus concorrentes, seus erros e acertos, e aprenda com eles. Pode ser que você encontre uma boa ideia ou um nicho ainda desassistido.
Experimente algumas das muitas ferramentas de monitoramento de reputação para garantir uma boa posição no ranqueamento dos mecanismos de busca.
Regulamento Geral de Proteção de Dados – GDPR
O GDPR é o Regulamento Geral de Proteção de Dados aprovado na União Europeia.
Ele regula a questão de quem é o proprietário dos dados levantados através das interações dos usuários com as plataformas on-line.
Isso significa que, a partir do momento de sua aplicação, os usuários passam a ter essa propriedade, não as empresas que coletam esses dados.
Todas as empresas, independentemente de porte ou área de atuação, devem seguir regras rígidas ao coletar, processar, compartilhar e proteger dados pessoais.
Alguns dos pontos principais do Regulamento são:
- A empresa deve permitir que o usuário escolha como os seus dados serão tratados e autorize ou não o seu uso;
- O usuário tem direito de saber quais dados são coletados e para quais finalidades;
- Deve haver meios para que o usuário solicite a exclusão de informações pessoais ou interrompa a coleta de dados, com sua decisão respeitada;
- O usuário também pode acessar, solicitar cópia ou migrar dados coletados para outros serviços (quando for adequado);
- Os termos de privacidade, assim como toda a comunicação sobre o uso de dados, devem fazer uso de linguagem clara, concisa e transparente, a fim de que qualquer pessoa possa compreendê-los;
- Em caso de vazamento ou violação de dados que venham ferir direitos e a liberdade das pessoas, a organização deverá notificar autoridades em até 72 horas;
- A proteção dos dados deve ser contemplada desde o início do projeto de um sistema, como parte imprescindível;
- Recomendação de pseudonimização: quando cabível, é recomendável que a empresa proteja informações sensíveis, ocultando-as ou substituindo-as de alguma forma para que a identificação do usuário só seja possível com a adição de outros dados;
- As empresas terão, em certas circunstâncias, que trabalhar com um Data Protection Officer (DPO) profissional, que deverá supervisionar o tratamento de dados pessoais e prestar esclarecimentos ou se comunicar com autoridades sobre o assunto.
Apesar de ser uma regulamentação da União Europeia, afeta qualquer parte do mundo que interaja de alguma maneira com o mercado europeu.
O regulamento é válido para praticamente todo tipo de serviço que chega a um cidadão de um dos países do bloco.
É preciso estar atento e se adaptar.
Pesquisa por voz
As buscas por voz crescem a toda velocidade.
A estimativa é de que em menos de cinco anos 50% das buscas serão realizadas dessa forma.

Dispositivos acionados por voz ganham mercado.
Novos dispositivos acionados por controle de voz surgem a cada dia. Um dos indicativos do crescimento do uso dos recursos de voz está no aumento das vendas de dispositivos de inteligência artificial, como o Alexa, da Amazon, o Homepod, da Apple e o Google’s Home.
Pesquisas por voz tendem a ser mais longas e detalhadas que as pesquisas convencionais. As pessoas costumam se expressar melhor através da voz.
Portanto, uma das fortes tendências de SEO em 2019 é voltar esforços para melhorar esses mecanismos nas páginas.
Um dos pontos para melhorar a pesquisa por voz é considerar que mais palavras-chave são necessárias. Para otimizar essa pesquisa são necessárias de 7 a 9 palavras-chave que a pessoa pode usar em uma frase.
Essas palavras geralmente estão contidas em uma pergunta, cuja resposta deve conduzir o usuário pelo funil de vendas, se for considerado que ao fazer essa pergunta ele já esteja aberto e disposto à compra.
Da mesma forma que a otimização para dispositivos móveis, a otimização para os mecanismos de pesquisa por voz exige atenção, olhar atento e muito trabalho de pesquisa.

Aproveite esse recurso para facilitar o acesso às informações da sua loja física.
Microformatos/Schema
Microformatos são pequenos padrões de HTML que apresentam informações sobre um site.
Quanto mais informações um mecanismo de busca encontra sobre um site, mais precisamente pode classificá-lo.
Os buscadores vão normalmente classificá-lo melhor se houver uma descrição confiável do que é o site.
Os microformatos também costumam deixar o conteúdo mais atraente para o usuário, o que aumenta as chances de cliques.
Mas, apesar de práticos, os microformatos funcionam melhor com negócios que trabalham classificação, horário de funcionamento e que possuam loja física.
Otimização da intenção do usuário

Usuários esperam respostas mais precisas para suas pesquisas.
Mais do que entregar resultados gerais ligados às palavras-chave pesquisadas, a tendência dos mecanismos de busca é otimizar seus recursos para entregar a informação cada vez mais precisa sobre o que o usuário deseja.
Esses mecanismos não veem mais palavras soltas, mas fazem uma combinação para encontrar a intenção real da pesquisa.
Uma das mudanças importantes nos resultados de pesquisas vem com as pesquisas por voz, que acaba por lapidar as intenções, já que o consumidor pode declarar objetivamente o que procura.
A maneira mais indicada de iniciar a otimização da intenção do usuário é se colocar no lugar dele. O que ele procura ou qual valor seria mais indicado para a experiência do usuário com o seu negócio?
Conheça seu público e a relação dele com o seu negócio.
Com o aumento da pesquisa por voz, a otimização da intenção do usuário será uma das mais importantes tendências de SEO para 2019.
Busca local/ geo-alvo
Os resultados de pesquisa tendem a se tornar cada vez mais segmentados. Para negócios locais, a segmentação é uma das tendências de SEO em 2019.
A falta de tempo, o trânsito e questões de segurança, entre outros fatores, fazem crescer a procura por negócios locais que atendam necessidades, desde as mais simples até as mais complexas.

Segmentação mais precisa atrai consumidores pré-qualificados.
Essa segmentação mais precisa, ou hiperlocal, cria funis, e atrai consumidores pré-qualificados.
Ao direcionar seu site para áreas mais próximas do seu negócio, aumenta as chances de aproveitar o poder dos dispositivos móveis.
Uma pessoa que passe por perto do seu negócio pode fazer uma pesquisa e encontrá-lo.
Campanhas altamente segmentadas serão as estrelas de 2019.
Quanto mais próximo de um consumidor local está uma empresa, maiores as chances de uma transação financeira bem-sucedida.
Resumindo
Buscas mais precisas, soluções mais práticas e proximidade. Os usuários estão cada vez mais exigentes e os mecanismos de busca se tornam mais inteligentes para suprir as necessidade de quem usa essa ferramenta.
É necessário manter os olhos e a mente abertos para não perder o timing e ficar para trás nessa corrida pela atenção do cliente.
Agora, chegou a hora de usar essas dicas de tendências de SEO para 2019 para alavancar seus negócios na rede.
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