
Novas técnicas e abordagens de SEO em 2019 podem ajudar a melhorar seu desempenho e eficiência, além da performance de sua busca orgânica, a partir de um conhecimento mais aprimorado de sua audiência.
O Google segue como maior e mais eficiente mecanismo de busca e avança em seus instrumentos de ranqueamento, com criação de novas e mais completas formas de avaliação.

Usuários estão cada vez mais exigentes em suas formas de buscar e quanto à qualidade da informação.
A forma como consumidores buscam informações tem mudado, assim como suas expectativas quanto à qualidade e especificidade das respostas obtidas.
Resultados apenas de texto não são mais suficientes. Resultados ricos em imagens, áudios e vídeo são esperados.
Novas e mais profundas experiências fazem com que o consumidor exija um alto grau de personalização. E as experiências de Inteligência Artificial produzem novos formatos e canais de pesquisa.
Conheça sua busca orgânica para entender a experiência do seu cliente
O SEO em 2019 é um novo, desafiador e vasto mundo a ser explorado.
A busca orgânica é o caminho para conhecer e entender o consumidor.
A forma de comprar online, hoje, é única. Grande parte das experiências de compra online são personalizadas.
Mas, ainda é possível identificar algumas tendências no comportamento de pesquisa do consumidor.
Pesquisas realizadas por consumidores vão além de encontrar produtos e serviços, endereço, telefone e horário de funcionamento.
Essa experiência de busca tem o objetivo de entender e prever todas as variáveis que essa compra envolve, como que tipo de atendimento o consumidor terá, se o produto entrega, de fato, o que promete, tempo de espera, entre outros fatores.
O consumidor quer entender antes que tipo de experiência terá ao iniciar a compra, e, assim, minimizar riscos.
Essas pesquisas acontecem, inclusive, no ato de uma compra física. Basta sacar seu celular para saber se aquele produto ou serviço oferece preço compatível, se o local de venda é o melhor na opinião de outros consumidores, se existem opções melhores ou mesmo se vale a pena a compra na loja física ou não.
Esse detalhamento constante nas pesquisas gera novas oportunidades, para que as marcas consigam o engajamento desejado, com grande possibilidade de mover os consumidores de um ponto a outro em um funil linear.
Se antes a pesquisa era um canal simples, de mão única, hoje se tornou uma via de mão dupla. Ela orienta a marca no entendimento do mercado que atende e suas ações de marketing e comunicação, a fim de construir um relacionamento de fidelidade com seu consumidor.
Integrar mecanismos de pesquisa com a tecnologia de Inteligência Artificial permite às marcas o alcance de seus consumidores de formas mais granulares e relevantes.
Saiba mais sobre públicos e personas
Conceitos de marketing e publicidade convencionais, como público-alvo, podem ainda ser usados, mas já não são mais suficientes para compreender e alcançar consumidores cada vez mais exigentes e engajados.
O conceito de público-alvo ainda é válido, mas serve apenas como parâmetro inicial para o desenvolvimento e criação das personas.
Informações básicas como sexo, idade e classe social podem ser uma referência, mas é preciso mais. É preciso entender esse público em profundidade. Criar mecanismos para falar não com um grupo, mas com indivíduos.
Essa é a diferença básica. O público-alvo fala de um grupo, até mesmo um nicho, se bem delimitado. Mas, personas procuram entender o indivíduo.
Eis o a diferença fundamental entre a publicidade convencional e o marketing digital. As pessoas buscam experiências únicas, personalizadas. Ao desenvolver essas personas, é possível se aproximar de forma mais íntima do consumidor.
Não se fala mais com um grupo padrão de pessoas, mas com um indivíduo, com uma história e gostos específicos.
A necessidade de entender e construir personas para seu negócio não é uma exigência recente, mas diante dos novos elementos dos mecanismos de busca, assim como novas formas dos consumidores se relacionarem com os mesmos, isso se torna cada dia mais urgente e complexo, e é um dos desafios do SEO em 2019.
Para construir essas personas não basta se basear em achismos e conceitos pessoais. Apesar de as personas serem representações do consumidor ideal, precisa ser fundamentada em fatos.
Quanto mais informações e detalhes se levanta, mais completa e complexa se torna sua persona, o que maximiza as chances de uma boa comunicação e engajamento com seus consumidores.
Definir e criar personas é um esforço para desvendar a mente de sua audiência.

Crie suas personas e procure entender mais profundamente seus clientes para criar novas experiências.
Entenda melhor seu cliente
Existe aquilo que é idealizado, mesmo que baseado em fatos e dados, e existe o resultado, a realidade.
A partir da observação do comportamento de seu consumidor na rede é possível obter informações mais detalhadas, que proporcionam experiências mais personalizadas.
É preciso filtrar quais são as necessidades e desejos do consumidor para definir em que momento do seu percurso essa personalização será mais útil e convincente.
Vale, ainda, fazer um mapeamento de conteúdo que seja adequado para cada etapa de intenção. Dessa forma, você deixa a experiência de personalização ainda mais eficiente.
Para tanto, é preciso saber detalhadamente como esse consumidor interage com cada recurso da rede. Garanta que todos os seus canais sejam responsivos ,para que o consumidor tenha uma interação mais completa, que permitirá que se sinta mais livre e receptivo.

Investimento em AI e Learning Machine pode trazer bons resultados.
Use Inteligência Artificial e LearningMachine
A interação cada vez maior dos consumidores produz uma quantidade enorme de informação em um curto espaço de tempo, o que torna humanamente impossível a tarefa de reunir, avaliar e filtrar essas informações.
Isso é facilmente superado através do uso inteligente de Learning Machine e Inteligência Artificial, fortes aliadas do SEO em 2019.
As Learning Machines trabalham a partir de um grande volume de dados. Identificam padrões e criam conexões para executar tarefas sem a necessidade de interferência humana. É um processamento de quantidade quase ilimitada de dados, em menos tempo, sem esforço humano.
Através de análises estatísticas, realizadas por meio de algorítimos, conseguem prever respostas mais assertivas e entregam resultados com menor chance de erro.
Com todos esses recursos, é possível analisar constantemente os dados e ajustar a mensagem conforme haja mudanças de padrão, já que os dados são processados e analisados em tempo real, e isso auxilia na retenção e conversão, porque processa rapidamente as informações e indica o momento e abordagem certos para fazer o contato.
Essa ferramenta aprende com o passado, e evolui continuamente. É efetiva, ainda, na segmentação de clientes.
Para se adaptar ao Learning Machine, é importante tornar seu site receptivo, responsivo, com carregamento rápido e suporte a várias mídias. Além disso, otimize seus dados na rede para que sejam facilmente localizados e se adapte à pesquisa por voz (que cresce exponencialmente).
A Inteligência Artificial, ou AI (Artificial Inteligence), até bem pouco tempo remetia a filmes futuristas, que pareciam bem distantes da realidade.
Mas, apesar de não termos ainda carros voadores e robôs ajudantes, a AI já faz parte do nosso dia a dia e é algo bastante útil.
A AI permite a automação do trabalho. É a capacidade da máquina de imitar características do comportamento humano com tomada de decisões, baseadas em padrões de comportamento, tradução de idiomas e reconhecimento de voz.
Essa ferramenta permite atendimentos mais rápidos e personalizados, o que ajuda no aumento da satisfação e retenção de consumidores, já que prevê o comportamento do consumidor a partir do rastreamento de seus passos na rede. Ela mapeia seu comportamento e encontra padrões com a finalidade de prever suas ações e aumentar as chances de conversão.
A tendência é que cada vez mais essas tecnologias estejam presentes nas ações de marketing digital. É fundamental estar atento e preparado para implantá-las, para ajudar a explorar a grande quantidade de dados, buscar padrões e transformar tudo em informações úteis.
Meça além dos links
Os links são importantes, mas é preciso rentabilizar, gerar receita.
Esteja atento à receita já que lucros são cruciais para manter equipe engajada e estratégias em curso.
É preciso manter a equipe motivada de forma adequada às estratégias de SEO, além de provê-las com orçamento e recursos para executá-las.
Compartilhe seus esforços em SEO e celebre suas conquistas</2>
O mundo está em um novo momento, cada vez mais carregado de informações, e com novas responsabilidades e formas de trabalhar.
Os CMOs têm em suas mãos a responsabilidade por cada centavo investido ou pelo menos ao indicar a outros setores ou líderes quais estratégias de marketing apoiar.
E, assim como a equipe de linha de frente da empresa, você e sua equipe também são responsáveis pela experiência do cliente.
É importante e saudável apresentar seus bons resultados em SEO, inclusive com apresentação de mudanças necessárias de acordo com a evolução das estratégias.
Comemore seus sucessos e compartilhe seus resultados.

Novas e mais detalhadas técnicas de SEO permitem conhecer e entender melhor seu público.
SEO em 2019
Há muitas possibilidades de SEO em 2019 para profissionais empenhados em criar novas e mais profundas experiências para seus clientes.
Ferramentas, como Learning Machine e Inteligência Artificial, oferecem outras perspectivas e um vasto campo a ser explorado.
Aproveite essas dicas e explore esses novos métodos para crescer em 2019 e sair na frente.
Essas dicas foram úteis? Curta e compartilhe com seus colegas de equipe. E se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.