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Diagnóstico SEO/Adwords
quinta-feira, 21 março 2019 / Publicado em Marketing

Conheça 6 novos métodos de SEO em 2019: para o controle e experiência do consumidor

Novas técnicas e abordagens de SEO em 2019 podem ajudar a melhorar seu desempenho e eficiência, além da performance de sua busca orgânica, a partir de um conhecimento mais aprimorado de sua audiência.

O Google segue como maior e mais eficiente mecanismo de busca e avança em seus instrumentos de ranqueamento, com criação de novas e mais completas formas de avaliação.

Usuários estão cada vez mais exigentes em suas formas de buscar e quanto à qualidade da informação.

A forma como consumidores buscam informações tem mudado, assim como suas expectativas quanto à qualidade e especificidade das respostas obtidas.

Resultados apenas de texto não são mais suficientes. Resultados ricos em imagens, áudios e vídeo são esperados.

Novas e mais profundas experiências fazem com que o consumidor exija um alto grau de personalização. E as experiências de Inteligência Artificial produzem novos formatos e canais de pesquisa.

Conheça sua busca orgânica para entender a experiência do seu cliente

O SEO em 2019 é um novo, desafiador e vasto mundo a ser explorado.

A busca orgânica é o caminho para conhecer e entender o consumidor.

A forma de comprar online, hoje, é única. Grande parte das experiências de compra online são personalizadas.

Mas, ainda é possível identificar algumas tendências no comportamento de pesquisa do consumidor.

Pesquisas realizadas por consumidores vão além de encontrar produtos e serviços, endereço, telefone e horário de funcionamento.

Essa experiência de busca tem o objetivo de entender e prever todas as variáveis que essa compra envolve, como que tipo de atendimento o consumidor terá, se o produto entrega, de fato, o que promete, tempo de espera, entre outros fatores.

O consumidor quer entender antes que tipo de experiência terá ao iniciar a compra, e, assim, minimizar riscos.

Essas pesquisas acontecem, inclusive, no ato de uma compra física. Basta sacar seu celular para saber se aquele produto ou serviço oferece preço compatível, se o local de venda é o melhor na opinião de outros consumidores, se existem opções melhores ou mesmo se vale a pena a compra na loja física ou não.

Esse detalhamento constante nas pesquisas gera novas oportunidades, para que as marcas consigam o engajamento desejado, com grande possibilidade de mover os consumidores de um ponto a outro em um funil linear.

Se antes a pesquisa era um canal simples, de mão única, hoje se tornou uma via de mão dupla. Ela orienta a marca no entendimento do mercado que atende e suas ações de marketing e comunicação, a fim de construir um relacionamento de fidelidade com seu consumidor.

Integrar mecanismos de pesquisa com a tecnologia de Inteligência Artificial permite às marcas o alcance de seus consumidores de formas mais granulares e relevantes.

Saiba mais sobre públicos e personas

Conceitos de marketing e publicidade convencionais, como público-alvo, podem ainda ser usados, mas já não são mais suficientes para compreender e alcançar consumidores cada vez mais exigentes e engajados.

O conceito de público-alvo ainda é válido, mas serve apenas como parâmetro inicial para o desenvolvimento e criação das personas.

Informações básicas como sexo, idade e classe social podem ser uma referência, mas é preciso mais. É preciso entender esse público em profundidade. Criar mecanismos para falar não com um grupo, mas com indivíduos.

Essa é a diferença básica. O público-alvo fala de um grupo, até mesmo um nicho, se bem delimitado. Mas, personas procuram entender o indivíduo.

Eis o a diferença fundamental entre a publicidade convencional e o marketing digital. As pessoas buscam experiências únicas, personalizadas. Ao desenvolver essas personas, é possível se aproximar de forma mais íntima do consumidor.

Não se fala mais com um grupo padrão de pessoas, mas com um indivíduo, com uma história e gostos específicos.

A necessidade de entender e construir personas para seu negócio não é uma exigência recente, mas diante dos novos elementos dos mecanismos de busca, assim como novas formas dos consumidores se relacionarem com os mesmos, isso se torna cada dia mais urgente e complexo, e é um dos desafios do SEO em 2019.

Para construir essas personas não basta se basear em achismos e conceitos pessoais. Apesar de as personas serem representações do consumidor ideal, precisa ser fundamentada em fatos.

Quanto mais informações e detalhes se levanta, mais completa e complexa se torna sua persona, o que maximiza as chances de uma boa comunicação e engajamento com seus consumidores.

Definir e criar personas é um esforço para desvendar a mente de sua audiência.

Crie suas personas e procure entender mais profundamente seus clientes para criar novas experiências.

Entenda melhor seu cliente

Existe aquilo que é idealizado, mesmo que baseado em fatos e dados, e existe o resultado, a realidade.

A partir da observação do comportamento de seu consumidor na rede é possível obter informações mais detalhadas, que proporcionam experiências mais personalizadas.

É preciso filtrar quais são as necessidades e desejos do consumidor para definir em que momento do seu percurso essa personalização será mais útil e convincente.

Vale, ainda, fazer um mapeamento de conteúdo que seja adequado para cada etapa de intenção. Dessa forma, você deixa a experiência de personalização ainda mais eficiente.

Para tanto, é preciso saber detalhadamente como esse consumidor interage com cada recurso da rede. Garanta que todos os seus canais sejam responsivos ,para que o consumidor tenha uma interação mais completa, que permitirá que se sinta mais livre e receptivo.

Investimento em AI e Learning Machine pode trazer bons resultados.

Use Inteligência Artificial e LearningMachine

A interação cada vez maior dos consumidores produz uma quantidade enorme de informação em um curto espaço de tempo, o que torna humanamente impossível a tarefa de reunir, avaliar e filtrar essas informações.

Isso é facilmente superado através do uso inteligente de Learning Machine e Inteligência Artificial, fortes aliadas do SEO em 2019.

As Learning Machines trabalham a partir de um grande volume de dados. Identificam padrões e criam conexões para executar tarefas sem a necessidade de interferência humana. É um processamento de quantidade quase ilimitada de dados, em menos tempo, sem esforço humano.

Através de análises estatísticas, realizadas por meio de algorítimos, conseguem prever respostas mais assertivas e entregam resultados com menor chance de erro.

Com todos esses recursos, é possível analisar constantemente os dados e ajustar a mensagem conforme haja mudanças de padrão, já que os dados são processados e analisados em tempo real, e isso auxilia na retenção e conversão, porque processa rapidamente as informações e indica o momento e abordagem certos para fazer o contato.

Essa ferramenta aprende com o passado, e evolui continuamente. É efetiva, ainda, na segmentação de clientes.

Para se adaptar ao Learning Machine, é importante tornar seu site receptivo, responsivo, com carregamento rápido e suporte a várias mídias. Além disso, otimize seus dados na rede para que sejam facilmente localizados e se adapte à pesquisa por voz (que cresce exponencialmente).

A Inteligência Artificial, ou AI (Artificial Inteligence), até bem pouco tempo remetia a filmes futuristas, que pareciam bem distantes da realidade.

Mas, apesar de não termos ainda carros voadores e robôs ajudantes, a AI já faz parte do nosso dia a dia e é algo bastante útil.

A AI permite a automação do trabalho. É a capacidade da máquina de imitar características do comportamento humano com tomada de decisões, baseadas em padrões de comportamento, tradução de idiomas e reconhecimento de voz.

Essa ferramenta permite atendimentos mais rápidos e personalizados, o que ajuda no aumento da satisfação e retenção de consumidores, já que prevê o comportamento do consumidor a partir do rastreamento de seus passos na rede. Ela mapeia seu comportamento e encontra padrões com a finalidade de prever suas ações e aumentar as chances de conversão.

A tendência é que cada vez mais essas tecnologias estejam presentes nas ações de marketing digital. É fundamental estar atento e preparado para implantá-las, para ajudar a explorar a grande quantidade de dados, buscar padrões e transformar tudo em informações úteis.

Meça além dos links

Os links são importantes, mas é preciso rentabilizar, gerar receita.

Esteja atento à receita já que lucros são cruciais para manter equipe engajada e estratégias em curso.

É preciso manter a equipe motivada de forma adequada às estratégias de SEO, além de provê-las com orçamento e recursos para executá-las.

Compartilhe seus esforços em SEO e celebre suas conquistas</2>

O mundo está em um novo momento, cada vez mais carregado de informações, e com novas responsabilidades e formas de trabalhar.

Os CMOs têm em suas mãos a responsabilidade por cada centavo investido ou pelo menos ao indicar a outros setores ou líderes quais estratégias de marketing apoiar.

E, assim como a equipe de linha de frente da empresa, você e sua equipe também são responsáveis pela experiência do cliente.

É importante e saudável apresentar seus bons resultados em SEO, inclusive com apresentação de mudanças necessárias de acordo com a evolução das estratégias.

Comemore seus sucessos e compartilhe seus resultados.

Novas e mais detalhadas técnicas de SEO permitem conhecer e entender melhor seu público.

SEO em 2019

Há muitas possibilidades de SEO em 2019 para profissionais empenhados em criar novas e mais profundas experiências para seus clientes.

Ferramentas, como Learning Machine e Inteligência Artificial, oferecem outras perspectivas e um vasto campo a ser explorado.

Aproveite essas dicas e explore esses novos métodos para crescer em 2019 e sair na frente.

Essas dicas foram úteis? Curta e compartilhe com seus colegas de equipe. E se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

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